Curiosidades

Veja os 10 novos itens de segurança obrigatórios em carros no Brasil

As montadoras terão até 2030 para incluir em suas linhas de produção todos os equipamentos

Marcos Rodrigues

Há 4 dias


Teste de colisão (Foto: Reprodução/ Global NCAP)
Teste de colisão (Foto: Reprodução/ Global NCAP)

Legislação - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais registra mortes no trânsito. Visando mudar essa triste estatística, o programa ‘’Rota 2030’’, que regulamenta a produção de veículos no país, adicionou 10 novos itens de segurança obrigatórios. 

As montadoras terão até 2030 para incluir em suas linhas de produção os seguintes itens: estrutura de proteção para impacto lateral, sistema eletrônico de controle de estabilidade, alerta para cinto de segurança desafivelado, proteção de impacto ao pedestre, repetidores laterais das luzes de seta, luzes de rodagem diurna, alerta de colisão, proteção contra impactos frontais em utilitários, câmeras de ré ou sensores de aviso sonoro e proteção de impacto lateral contra postes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os equipamentos foram escolhidos com base nos acidentes mais recorrentes em nosso país. Mesmo com o prazo de até o fim da década, as montadoras já devem começar a incluir equipamentos nos populares em 2024. 

Esses novos itens de segurança vão influenciar diretamente no preço do veículo. Os carros populares serão os mais afetados, tendo em vista que grande parte dos modelos mais luxuosos já contam com a maioria dos equipamentos que serão obrigatórios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE