Agro

Vaca de fazenda mineira bate recorde mundial na produção de leite

O animal faz parte da raça Gir

Pâmela Lima

Há 6 dias


Vaca que bateu o recorde (Foto: NaMídia Assessoria/ Divulgação)
Vaca que bateu o recorde (Foto: NaMídia Assessoria/ Divulgação)

Recorde - Uma vaca batizada como Iluminada Teatro FIV do Fundão, de oito anos, bateu recorde mundial de produção de leite no 42º Concurso Leiteiro da 87ª ExpoZebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Iluminada faz parte do rebanho da Fazenda Fundão de Pains, no interior de Minas Gerais.

O animal, da raça Gir, produziu 80,150 kg de leite na última quarta-feira (4) e superou o recorde da vaca Helga FIV TOL, que produziu 78,370 kg em um dia. Helga venceu a 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), em 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iluminada é cria do touro Teatro da Silvânia, chamado de “Rei das Pistas”, famoso pela transmissão de produção de leite. A habilidade do touro é tão reconhecida no mercado agropecuário que a genética do clone do Teatro da Silvânia está disponível para venda na empresa ABS Brasil.

A importância do Teatro para a pecuária é certamente muito grande, pela qualidade de suas filhas na produção de leite e pela sua estrutura corporal. Essa importância levou à produção de seu clone, o Teatro II da Silvânia", disse o coordenador de Produto e Atendimento Leite da ABS, Fernando Rosa, para a "TV Integração".

Iluminada, entretanto, não é a única a bater recorde em 2022. No início do mês, metade da vaca Viatina-19, de 39 meses, foi arrematada em um leilão por R$ 3,9 milhões. Ela se tornou a a nova recordista do mundo em valorização de um animal da raça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE