Mentoria

Universidade americana oferece mentoria para jovens brasileiros

Programa é destinado a estudantes de graduação e mestrado em ciências biológicas e biomédicas

Jucielle Leal

Há 4 dias


A Universidade de Yale, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Catraca Livre)
A Universidade de Yale, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Catraca Livre)

Capacitação - Nos Estados Unidos, a Universidade de Yale está oferecendo um programa de mentoria à distância para jovens brasileiros. As inscrições para o Yale-Proxima Mentorship Program (YPMP) estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro. 

Serão selecionados 25 estudantes de graduação ou mestrado nas áreas de ciências biológicas e biomédicas de todo o Brasil, que busquem conhecimento e excelência nessas áreas. O Yale-Proxima Mentorship Program tem duração de dez meses (entre março e dezembro de 2023), em que o mentorado deve permanecer no país. O programa é finalizado com um seminário presencial, com participação de representantes de universidades de renome de vários países.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A estrutura básica do programa é dividida em quatro “momentos” em que os participantes irão desenvolver habilidades específicas. Além da mentoria, os selecionados participam de workshops, seminários e um programa de planejamento de carreira acadêmica que pode ser individual ou em grupo.

Durante os workshops, os mentorados receberão informações sobre práticas, estratégias e habilidades necessárias para se tornarem líderes na sua área de pesquisa. Serão abordados assuntos como comunicação científica, criatividade na ciência e planejamento de carreira.

Em dezembro de 2023 está previsto encontro presencial com todos os participantes. Serão três em que os alunos terão a oportunidade de aplicar suas habilidades de networking, enriquecidas ao longo do programa. Eles poderão ter contato com líderes científicos do mundo inteiro e traçar de forma ainda mais precisa suas metas de uma possível carreira internacional. A ideia é que o evento conte com a presença das turmas dos primeiros anos do programa, especialmente 2020 e 2021, em que não foi possível a atividade presencial.

As inscrições

Para se inscrever, o candidato deve preencher os seguintes requisitos: demonstrar interesse em ciências biológicas ou biomédicas; ser um estudante de curso de graduação ou mestrado, ou ter recentemente conquistado o mestrado; e não estar inscrito em nenhum programa de PhD e nem ter doutorado.

Além disso, deve residir no Brasil e planejar continuar no país durante o programa. Ter experiência em pesquisa, mesmo que em áreas diferentes, é um ponto favorável para a admissão.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas no site do programa de mentoria da Yale. Os documentos necessários são: Uma curta biografia em vídeo, com no máximo dois minutos de duração, na qual o candidato poderá falar um pouco sobre si e suas expectativas; um texto em português, com no máximo 250 palavras, trazendo um exemplo de alguma iniciativa em que o candidato tenha tomado parte e que possa ser considerada única, com impacto em sua vida ou em sua comunidade; um texto em inglês, com no máximo 300 palavras, com a descrição de sua experiência anterior em ciências e educação, e como a participação no programa poderá impactar em sua carreira; uma breve descrição em inglês, com no máximo 50 palavras, de seus interesses atuais e futuros; currículo em português ou inglês e histórico acadêmico oficial.

Com informações de “Catraca Livre”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE