PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias

Pandemia

União Europeia recebe pedido de uso emergencial da vacina de Oxford

Caso a agência sanitária aprove o pedido, será a terceira vacina contra a covid-19 usada para vacinação no bloco europeu

Pâmela Lima

12/01/2021 11h00


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira (12) que recebeu o pedido de aprovação para uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. A União Europeia já iniciou a vacinação com os imunizantes da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

A AstraZeneca incluiu na documentação enviada para a agência sanitária europeia dados de testes realizados na Grã-Bretanha, Brasil e África do Sul. A previsão é que a autorização seja concedida até o final do mês. A solicitação ao governo europeu ocorre dias após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pala condução dos ensaios clínicos da vacina britânica no país, solicitar o uso emergencial do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A vacina já foi aprovada no Reino Unido, Argentina, El Salvador e Índia. Segundo a Fiocruz, o imunizante possui uma taxa de eficácia de 70% somente com a aplicação da primeira dose. O Governo Federal fechou um acordo para obter 100,4 milhões doses da vacina ainda neste ano, sendo 30 milhões apenas previstas para entrega no primeiro trimestre.

Com informações do G1

Foto: Reprodução/Financial Times

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

Relacionadas


PUBLICIDADE