Curiosidades

Um laser pode ou não danificar uma câmera?

Em resumo: sim

Marcos Rodrigues

Há 5 dias


Os raios emitidos pelo laser geram calor (Foto: Reprodução)
Os raios emitidos pelo laser geram calor (Foto: Reprodução)

Entenda! - Depois de relatos nas redes sociais de pessoas que tiveram a câmera do celular danificada por causa de lasers no Rock in Rio 2022 surgiu uma dúvida: um laser pode ou não estragar uma câmera? Resumidamente sim. Entenda o porquê isso acontece. 

A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O dispositivo funciona quando recebe energia suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de um material para um nível de energia superior até que haja mais elétrons excitados do que no estado fundamental.

Quando isso ocorre, esses elétrons são estimulados a emitir seus fótons, iniciando assim um efeito cascata: o fóton emitido estimula o seguinte a emitir outro fóton e assim sucessivamente. Para ser considerado um laser, o dispositivo precisa emitir luz visível que obedeça aos seguintes critérios: o feixe de luz deve ser estreito, altamente concentrado, monocromático e bastante intenso.

Agora que vimos como os lasers funcionam, vamos entender porque eles podem estragar uma câmera. Os raios emitidos pelo laser geram calor e a exposição direta ou indireta a esse fenômeno pode danificar gravemente os sensores CMOS das câmeras. Vale ressaltar que a intensidade do dispositivo contribui muito para determinar se o equipamento eletrônico está em risco. 

Câmera do iPhone 13 (Foto: Reprodução/ Apple)
Câmera do iPhone 13 (Foto: Reprodução/ Apple)

Outro fator para levar em consideração é a distância entre a lente da câmera e a fonte do laser. De acordo com a empresa americana TC Tech Systems, especializada na instalação de aparatos de vigilância e telefonia, o celular, por exemplo, precisa estar a menos de cinco metros do raio para sofrer danos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE