Mundo

Secretário-geral da ONU considera conflito nuclear totalmente inaceitável

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não descartou a possibilidade de utilizar armas nucleares na Ucrânia

Pâmela Lima

Há 4 dias


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres (Foto: ONU/Mark Garten)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres (Foto: ONU/Mark Garten)

Conflito - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, classificou a ameaça de um conflito nuclear na Ucrânia como “totalmente inaceitável”. Ele demonstrou preocupação com a escalada das tensões entre russos e ucranianos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou usar armamento nuclear, se for necessário.

A ideia de um conflito nuclear, que antes era inimaginável, hoje vem à discussão. Isso é totalmente inaceitável”, disse Guterres nesta quinta-feira (22) na abertura da reunião do Conselho de Segurança. “Qualquer anexação de um território por ameaça ou uso da força viola a carta da ONU”, alertou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O secretário-geral disse ainda que a ocupação russa no complexo nuclear de Zaporizhzhia é preocupante porque qualquer dano, intencional ou não, pode provocar uma tragédia. Além disso, ele criticou a postura de Moscou de dificultar o acesso a fertilizantes. “Se o mercado de fertilizantes não for estabilizado, ano que vem podemos ter crise alimentar no próximo ano”, ressaltou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE