RJ: Parque da Quinta da Boa Vista passa por reformas
Local que serviu de residência do imperador Dom Pedro I está sendo restaurado para o bicentenário da Independência do Brasil
Jucielle Leal
Há 2 dias

Obras - Tradicional área de lazer na cidade do Rio de Janeiro, o parque da Quinta da Boa Vista está passando por reformas para o bicentenário da Independência do Brasil. No dia 7 de setembro deste ano, o país irá comemorar os 200 anos de independência.
O local serviu de residência do imperador Dom Pedro I, governante brasileiro que rompeu com Portugal e tornou o Brasil independente em 7 de setembro de 1822.A Quinta, como é conhecida, inclui o antigo palácio real (atual sede do Museu Nacional) e todo o terreno em volta do edifício. Também viveu ali o pai de Dom Pedro I, Dom João VI, monarca que, de 1808 a 1821, governou o império português sediado no Rio de Janeiro.
Dom João recebeu a Quinta como presente do negociante Elias Antônio Lopes, em 1809. E o local serviu como residência oficial para a família até 1889, quando Dom Pedro II, que nascera ali em 1825, teve que sair do país depois da proclamação da República.
Reformas
O parque recebeu tratamento paisagístico de Augusto François Marie Glaziou e do major Gomes Archer, de 1869 a 1875, e conserva até hoje a marca deste período.
A revitalização da área, que teve seu início oficial nesta sexta-feira (13), incluirá reformas nos monumentos, portões, calçadas, pontes, quadras esportivas, sistema de drenagem e banheiros, além da limpeza dos canais.
Essa é uma grande obra, porque além do parque haverá reformas do entorno, avenida Dom Pedro II, Largo da Cancela, avenida São Cristóvão, que vão receber o Asfalto Liso (projeto de recapeamento de vias), para ficar tudo pronto para o dia 7 de setembro.
As reformas custarão R$ 14,6 milhões apenas no interior do parque e têm previsão de conclusão até o dia 6 de setembro.
Museu Nacional
A residência propriamente dita, que hoje abriga o Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também está passando por obras, depois do grande incêndio que destruiu o edifício em setembro de 2018.
Segundo o diretor do Museu, Alexander Kellner, a previsão é que a reconstrução termine em 2027. Mas parte da reforma deve ser concluída a tempo das comemorações do bicentenário. “Pretendemos entregar parte [da obra] ainda para 7 de setembro”, afirmou Kellner.
Com informações de “Agência Brasil”.