Política

Reunião do Brics ocorre nesta quinta-feira com participação de Putin

Encontro será realizado de forma remota com os lideres do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Pâmela Lima

Há 6 dias


Líderes do Brics (Foto: Wikimedia Commons)
Líderes do Brics (Foto: Wikimedia Commons)

Evento - A 14ª Cúpula dos Brics reunirá nesta quinta-feira (23) de forma remota os líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O mandatário chinês, Xi Jinping, irá presidir o encontro, que terá como tema: “Promover a parceria Brics de alta qualidade e inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global”.

O governo brasileiro informou que a reunião é “uma oportunidade de os países-membros trabalharem para promover o espírito de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha, além de fortalecer a cooperação prática em todos os campos e embarcar em uma nova jornada de parcerias do grupo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou participação no evento. É a primeira vez que ele se reúne com líderes de países emergentes desde fevereiro, quando determinou a invasão à Ucrânia. A guerra será um tema sensível, principalmente com a relação econômica entre os países. Um atrito com a Rússia não interessa aos países do Brics, principalmente com a ameaça de escassez de diesel no mercado internacional.

A Rússia abriu o mercado doméstico para o ingresso de carros chineses e supermercados indianos. Putin afirmou nessa quarta-feira (22) que “a presença da Rússia nos países do Brics está crescendo”. “Houve um aumento notável nas exportações de petróleo russo para a China e a Índia”, disse Putin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE