Mentoria

Pandemia: Mentoria impulsiona retomada do setor de Gastronomia no RJ

Rio de Mãos Dadas, movimento que surgiu no início da pandemia, tem contribuído para o desenvolvimento da economia fluminense

Jucielle Leal

Há 65 dias


Os meses de maio a setembro deste ano foram de saldo positivo no segmento e o setor de restaurantes e similares foi a principal atividade geradora de empregos formais no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/castellmaq)
Os meses de maio a setembro deste ano foram de saldo positivo no segmento e o setor de restaurantes e similares foi a principal atividade geradora de empregos formais no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/castellmaq)

Capacitação - Quando a pandemia foi decretada, em março de 2020, uma onda de medo tomou conta da população e o isolamento imposto por ela provocou o fechamento de diversos bares e restaurantes no mundo todo. No Rio de Janeiro, diante de tanto temor, o Sistema Fecomércio RJ criou o movimento Rio de Mãos Dadas, que tem, desde o início da pandemia, contribuído para o desenvolvimento da economia fluminense, proporcionando capacitações a empresários da área. A realização de mentorias impulsionou a retomada do setor de gastronomia no Rio de Janeiro.

O movimento, que trabalha com os setores público e privado, já deu bons resultados em pouco mais de um ano de atuação. Segundo dados do Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (SindRio), os meses de maio a setembro deste ano foram de saldo positivo no segmento e o setor de restaurantes e similares foi a principal atividade geradora de empregos formais no Estado (+4.871) e a segunda principal na capital (+ 2.765). Entre as capitais, aliás, o Rio lidera com o saldo de vagas de trabalho abertas em bares e restaurantes nos últimos 12 meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Movimento Rio de Mãos Dadas foi criado para levar esperança, motivar e mostrar que o Sistema Fecomércio RJ atua lado a lado com os empresários, o governo e a população fluminenses. Renovar a esperança é fundamental e, por meio de diferentes frentes, da arte à capacitação profissional, atuamos para que nosso Estado se fortaleça e retome o caminho do crescimento. Seguimos firmes no nosso propósito de guiar, amparar e unir esforços para que o futuro do Rio de Janeiro seja construído a muitas mãos”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Na gastronomia, a campanha atuou oferecendo treinamentos sob medida para os empresários, por meio de novas ferramentas, tecnologias e processos para auxiliá-los na retomada das atividades econômicas. Com a parceria do SindRio, estão sendo realizados encontros digitais gratuitos também em municípios do interior, para pequenos e médios empresários dos setores de Varejo, Hotelaria e Gastronomia, com palestras de renomados especialistas.

“Fizemos junto aos empresários, com apoio de mentoria e consultoria estética, um movimento de conceder várias vagas gratuitas de cursos em cada região durante esta época”, contou o Assessor de Inovação do Senac RJ, Claudio Tangari.

Cláudio destacou, ainda, que a mudança de cenário pode ser a oportunidade para a capacitação de novos profissionais. No caso da gastronomia, muitos foram além das práticas tradicionais durante o período de isolamento e buscaram no Senac RJ capacitação profissional, focando em técnicas mais inovadoras para acompanhar as transformações do mercado. 

Liderado na capital pelo SindRio, o Rio de Mãos Dadas busca, desde fevereiro, contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência das regiões impactadas pelo longo período de pandemia. Os conteúdos digitais gratuitos são de alta qualidade e de extrema relevância para os empresários do setor gastronômico, que estão aos poucos se recuperando do longo período de crise causado pela pandemia”, celebrou Fernando Blower, presidente do SindRio.

Cursos gratuitos

Estão sendo oferecidas 60 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ação é mais uma iniciativa do Rio de Mãos Dadas.

São  duas oportunidades de habilitação, ministradas na modalidade de ensino remoto em tempo real pelas unidades Senac RJ Copacabana e Botafogo: Planejamento Financeiro para o Comércio e Controle de Custos Fixos e Variáveis. A previsão é que as turmas se iniciem nos dias 22 e 29 de novembro, respectivamente. Clique aqui e saiba como se candidatar aos cursos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE