Notícias

Tecnologia

Operadoras lançam primeira fase do sinal 5G no país

Tecnologia é dez vezes mais rápida que a 4G; sinal está disponível em alguns pontos de oito capitais

Pâmela Lima

2020-07-18 15:59:51


Pouquíssimos smartphones possuem capacidade para suportar o 5G no país (Reprodução)

O serviço de internet de quinta geração %u2013 o 5G %u2013 já está disponível em alguns bairros de oito capitais do Brasil. As três principais operadoras do país, Vivo, Tim e Claro, comunicaram que a cobertura do serviço será ampliada gradualmente até 2021, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoverá o leilão de frequências.

Segundo as operadoras, o novo sinal está usando as mesmas frequências da rede 4G, o que torna a velocidade mais rápida, mas ainda não corresponde a todo o potencial do 5G. Isso é possível por causa do recurso de DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro). 

A expectativa é que o serviço consiga a própria frequência para tráfego no ano que vem após o leilão e possa ser utilizado em plena capacidade. Normalmente, o serviço é dez vezes mais rápido que o 4g.Atualmente, pouquíssimos smartphones possuem capacidade para suportar o 5G, como o Motorola Edge, o Samsumg Galaxy S20 e o iPhone 11, todos com custo médio de R$ 5 mil.

A Claro disponibilizou o serviço em alguns pontos de São Paulo, como Avenida Paulista e região dos Jardins, Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e região da Avenida Berrini e de Santo Amaro. No Rio de Janeiro, a operadora liberou o 5G em Ipanema, Leblon e na Lagoa. Nos próximos dias, o sinal vai se estender por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana.

A espanhola Telefônica, dona da Vivo, vai ativar o sinal a partir do dia 24 de julho em oito municípios brasileiros: São Paulo (Avenida Paulista, Vila Olímpia e Berrini), Brasília (Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings), Belo Horizonte (Savassi e Afonso Pena), Salvador (Pituba e Itaigara), Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon), Goiânia (Centro), Curitiba (Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde) e Porto Alegre (Moinhos de Vento, Avenida Carlos Gomes e Shopping Iguatemi).

Já a TIM disponibilizará o 5G em setembro, nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). Nenhuma das operadoras cobrará taxas extras pelo serviço, mas os clientes deverão ter aparelhos compatíveis.

Com informações do G1

Tags

Relacionadas