Saúde

O que é febre reumática?

Atacando as articulações, o coração, o cérebro e a pele a condição pode trazer sintomas como dores intensas e até fraqueza

Isabela Vitoria

Há 4 dias


As crianças são as mais afetadas pela febre reumática (Foto: reprodução)
As crianças são as mais afetadas pela febre reumática (Foto: reprodução)

Saúde - Febre reumática é um problema que ataca as articulações, o coração, o cérebro e a pele. Costuma ser mais frequente em crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade. Suas causas estão relacionadas a complicações de uma infecção na garganta, causada por uma bactéria chamada estreptococo. 

De início, a doença pode parecer uma simples infecção de garganta. No entanto, após uma ou duas semanas, existe a constatação de que a doença é a Febre reumática. O problema se dá por fatores genéticos e predisposição da criança à doença. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os sintomas da Febre reumática incluem:

  • Artrite, com dor intensa principalmente nos joelhos e tornozelos;
  • Problema no coração, com inflamações em diferentes camadas;
  • Coréia – que é caracterizada por movimentos involuntários;
  •  fraqueza nos braços e pernas, além de sensibilidade emocional; 
  • Eritema Marginado, lesões avermelhadas no tronco e membro.

Pode ocorrer dos sintomas aparecerem mesmo após o período de infecção na garganta. Por isso é essencial buscar sempre a ajuda de um profissional de confiança para ter certeza do diagnóstico. 

Febre reumática tem cura e seu  tratamento deve ser acompanhado por um especialista. Para que sejam tratados os sintomas com medicamentos essenciais para a cura da doença. Outro tratamento extremamente eficaz para a febre reumática é o repouso, fazendo com que a criança permaneça em observação por, pelo menos, 15 dias. 

Nos casos mais graves, a criança deve permanecer em repouso no hospital. Principalmente, quando a doença ataca o coração. O método é essencial para evitar complicações. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE