PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias

Espaço

Nasa celebra pouso do Robô Perseverance em Marte

A missão espacial demorou sete meses para atingir o solo do Planeta Vermelho

Pâmela Lima

18/02/2021 21h00


O robô Perseverance pousou nesta quinta-feira (18) na cratera de Jezero, na superfície de Marte. A Nasa transmitiu a chegada do robô ao vivo por meio de suas redes sociais. A missão, chamada de Mars 2020, tem o objetivo de encontrar vestígios de vida no Planeta Vermelho.

O Perseverance é o quinto robô enviado pela agência espacial americana em 24 anos e o terceiro a atingir a superfície de Marte em uma semana. A China e os Emirados Árabes também enviaram missões ao planeta. O Perseverance deixou a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 30 de julho de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes do pouso, o Perseverance realizou uma manobra altamente delicada, denominada “sete minutos de terror”. A manobra consiste em reduzir a velocidade do veículo de 20 mil km/h para zero em um prazo de sete minutos. O perfil do robô no Twitter, o NASA's Perseverance Mars Rover, celebrou o feito. “Estou seguro em Marte. Perseverança levará vocês a qualquer lugar”.

O robô americano é dotado de instrumentos para coletar amostras, analisar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio. O terceiro ponto é fundamental para testar a possibilidade de ter uma missão com astronautas no futuro.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

Relacionadas


PUBLICIDADE