Mundo

Mísseis chineses cruzam Taiwan em meio à crise na Ásia

Projéteis não acertaram o território da ilha

Pâmela Lima

Há 11 dias


Aviões chineses usados no exercício militar no arredores de Taiwan (Fotografia: Comando do Teatro Oriental/Reuters)
Aviões chineses usados no exercício militar no arredores de Taiwan (Fotografia: Comando do Teatro Oriental/Reuters)

Conflito - A China confirmou nesta sexta-feira (5) o lançamento de mísseis sobre a ilha de Taiwan. Os projéteis apenas cruzaram o espaço aéreo da ilha autônoma, o que acendeu um alerta para a comunidade internacional sobre o agravamento das hostilidades na Ásia.

O Ministério da Defesa de Taiwan comunicou a agressão e garantiu que não houve risco de os mísseis atingirem o solo. A intensificação dos exercícios aéreos e marítimos chineses ocorre no dia em que a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chega ao Japão. Na quinta-feira (4), cinco dos 11 mísseis direcionados a águas taiwanesas atingiram a Zona Econômica Exclusiva do Japão. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A China classificou a passagem de Pelosi nesta semana pela ilha autônoma como uma afronta. O gigante asiático considera Taiwan, que tem cerca de 24 milhões de habitantes, como parte de seu território. A líder democrata disse que não teve a intenção de mudar o status quo na ilha e condenou as ações chinesas em Taiwan. "Eles podem tentar impedir que Taiwan visite ou participe de outros lugares, mas não vão isolar a ilha impedindo-nos de viajar para lá”, disse a democrata.

A agência de notícias chinesa Xinhua informou que o país mobilizou "mais de 100 aviões de guerra, incluindo caças e bombardeiros" e “mais de 10 destróieres e fragatas” nos exercícios militares ao redor da ilha. “Muitos cruzaram a linha mediana do estreito para simular ataques. Essa perigosa escalada da ameaça militar está destruindo a paz e a estabilidade na região e deve ser condenada”, disse o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE