Notícias

Pandemia

Minas Gerais realiza 239 exames diários da covid-19

A demora no credenciamento de laboratórios e a falta de insumos comprometem a testagem

Pâmela Lima

2020-06-09 09:20:31


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais informou que promove diariamente 239 exames para identificar a covid-19. Em tese, o estado mineiro possui condições de testar 3.590 pessoas, mas faltam laboratórios credenciados e insumos para aumentar a testagem.

Segundo a SES, o governo adquiriu 150 mil kits para realizar os exames e deve receber 50 mil deles para os laboratórios nesta semana. Além disso, seis laboratórios aguardam o credenciamento para iniciar os testes. Ao todo, o estado conta com 15 laboratórios para analisar os casos da doença.

Belo Horizonte concentra 85% dos exames realizados desde o início da pandemia. Outras regiões que possuem alta taxa de testagem são a Sul e a Zona da Mata. O Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do estado, é a que recebe menos testes. O Ministério da Saúde encaminhou 783.960 testes para o estado e deve mandar mais 256 mil nos próximos dias.

O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que a testagem será intensificada durante o pico da doença no estado, previsto para julho. "Objetivo é ter garantia que não vão faltar testes no momento de pico. É o mais importante. Se mantivermos este padrão de testagem, mais de 150 mil em condição de fazer, e a medida que o tempo for passando, nós vamos ampliar", destacou. A rede privada de saúde realizou 23% a mais de testes do que o estado durante a pandemia: 28.823, sendo 2.761 deles com resultado positivo.

Com informações do G1


Incorporar:

Tags

Relacionadas