Entretenimento

Livros curtos para você maratonar

Veja a seguir, livros com poucas páginas mas com histórias impactantes

Maria Fernanda Mota

Há 4 dias


Clarisse Lispector. (Foto: Divulgação)
Clarisse Lispector. (Foto: Divulgação)

Leitura - O comum é que grandes obras literárias possuem muitas páginas. Porém, nem todos os clássicos são gigantescos. Confira três livros que possuem poucas páginas, mas que contam com uma história impactante. 

  1. Metamorfose 

Obra-prima de Franz Kafka (1883-1924), o livro conta a história do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que, um belo dia, acorda transformado em um tenebroso inseto. Trancafiado no próprio quarto, Samsa aos poucos vai se metamorfoseando e perdendo suas características humanas, enquanto sua família, do lado de fora, acompanha sem querer ver a mudança do filho que é o provedor do lar. 

  1. O Amante
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com uma prosa envolvente e sensual, a francesa Marguerite Duras narra neste livro de 1984 a história de seu primeiro romance, aos 15 anos, com um homem chinês mais velho enquanto ela e a família viviam no Vietnã, então colônia da França. O relacionamento é uma parte paralela desta novela de 128 páginas (na edição publicada pela Tusquets), em que ela descreve a difícil dinâmica familiar entre ela, a mãe complicada, um irmão agressivo e outro sensível. 

  1. A Hora da Estrela 

Última novela de Clarice Lispector (1920-1977), o breve relato acompanha a vida da jovem nordestina Macabéa, que aos 19 anos chega ao Rio de Janeiro. A jornada da moça absurdamente ingênua é narrada entre reflexões sobre vida e morte, a busca de sonhos e o desejo de pertencer. Ao longo de 90 páginas (na edição mais recente do livro pela Rocco), a trama encontra similaridades com a própria Clarice, que passou a infância no Nordeste antes de se mudar com a família para o Rio. A proximidade da morte também lhe rondava: ela morreu aos 56 anos, vítima de um câncer, em 1977, mesmo ano da publicação do livro. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE