Games

Jogos podem desempenhar um papel positivo na saúde mental

Care on board no 'Setembro Amarelo'

Marcos Rodrigues

Há 8 dias


O evento está no ar e promove a cultura de jogos de tabuleiro (Foto: Reprodução)
O evento está no ar e promove a cultura de jogos de tabuleiro (Foto: Reprodução)

Saúde mental - É possível cuidar da saúde mental participando de jogos on-line gratuitos durante todo o “setembro amarelo”, mês em que são realizadas ações de combate e prevenção ao suicídio. Com o objetivo de disseminar a cultura de jogos de tabuleiro como um auxílio terapêutico e aproximação social, surgiu o projeto Care on Board, que está em sua segunda edição.

É comprovado que os jogos de tabuleiro podem auxiliar em diversas áreas como aprendizado, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e gerenciamento. Assim, nos mais de 240 eventos que vinham acontecendo, presencialmente, desde 2015, através da Game on Board, abrimos espaço para se fazer uma ligação entre os temas sugeridos e jogos que podem ter conexão, seja pela temática, história, mecânica ou interação”, disse o proprietário da Game on Board, Emmanuel Rezende.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Serão realizadas três lives semanais transmitidas por meio da plataforma Twitch, Rezende e Claudia com convidados de áreas diversas prpfissões, como chefs de cozinha, escritores e desenhistas. Uma das estratégias é tirar o participante da rotina estressante e de sentimentos que, muitas vezes, podem levar à depressão.

A programação também oferecerá palestras e exibição de filmes temáticos via Teleparty (extensão do Google Chorme para acesso em grupo da Netflix). O evento contará com cerca de 40 psicólogos e outros terapeutas que prestarão atendimento voluntário às pessoas que buscarem essa categoria de acolhimento. O paciente deverá ter pelo menos 14 anos para ser atendido por ligação ou vídeo-chamada.   

A empresa brasiliense realiza eventos voltados para o entretenimento através de jogos de tabuleiros modernos. Fundada em 2015, ela realizou mais de 240 edições no formato presencial e encontra-se, momentaneamente, interrompida devido às medidas de isolamento social.  Já o Care on Board, realizado na versão digital, é um incentivo à interação social como um elemento intrinsecamente relacionado ao bem-estar e manejo do estresse diante da pandemia.

Serviço oferecido pela Care on Board:

  • De 1º a 30 de setembro
  • Gratuito
  • Segundas, quartas e sextas-feiras: Lives interativas
  • Sábados: CineGOB (filmes exibidos através da extensão do Google Chrome, Teleparty)
  • Diariamente (agendamento): atendimento voluntário individual feito por psicólogos e demais terapeutas para pessoas a partir de 14 anos
  • Classificação indicativa: livre
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE