Notícias

Desastre Natural

Inundações provocam mais de 140 mortes na Alemanha

Segundo a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, Clare Nullis, em dois dias choveu o previsto para dois meses

Pâmela Lima

17/07/2021 17h30


Foto fornecida pelo governo do distrito de Colônia em 16 de julho de 2021
Foto fornecida pelo governo do distrito de Colônia em 16 de julho de 2021

As chuvas intensas que atingiram a Europa recentemente causaram inundações na Alemanha e causaram a morte de pelo menos 141 mortos, principalmente nos estados da Renânia-Palatinado e da Renânia do Norte-Vestfália. Outras 1,3 mil vítimas estão desaparecidas apenas em um distrito ao sul de Colônia.

Desde 1962, a Alemanha não registra um desastre natural deste porte. O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, visitou Erftstadt,  e lamentou a morte de 43 pessoas na região. “Lamentamos com aqueles que perderam amigos, conhecidos, membros da família. O destino deles está rasgando nossos corações", disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Bélgica também foi muito prejudicada pelo transbordamento de rios, que deixou 24 mortos e 20 desaparecidos. Holanda, França e Luxemburgo foram os países menos afetados pela chuva. A expectativa é que o número de vítimas aumente em função dos deslizamentos e das casas que foram arrastadas pela enchente na sexta-feira (16). Segundo a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, Clare Nullis, em dois dias choveu o previsto para dois meses. "O que piorou é que os solos já estavam saturados pelas chuvas anteriores".

A enfermeira carioca Lívia Nogueira, de 30 anos, mora em Erfstadt, na Alemanha. Em entrevista ao G1, ela contou que teve de ajudar a retirar os pacientes doc entro médico onde trabalha por causa do risco de inundação. "Eu estava sem força, cansada. Tinha que levantar a cama [do paciente] para conseguir que a roda andasse [no terreno irregular de fora do hospital]", disse ao portal. Além disso, comunidades inteiras estão sem energia elétrica e incomunicáveis.

PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE