Notícias

Saúde

Governo cria aplicativo que avisa se usuário teve contato com pessoas diagnosticadas com covid-19

Quando um usuário testa positivo, o aplicativo emite um alerta para todos os demais smartphones

Pâmela Lima

2020-07-31 17:59:48


O sistema não revelará nenhum tipo de dado pessoal e de localização (Pixabay)

O Ministério da Saúde disponibilizou nesta sexta-feira (31) um aplicativo que avisa se o usuário do smartphone teve contato com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A Apple e o Google, em parceria com o governo brasileiro, desenvolveram o app batizado de "Coronavírus %u2013 SUS".

O usuário precisa instalar o aplicativo no smartphone. A função está disponível a partir de hoje para celulares com sistema Android.  Os aparelhos da Apple terão a tecnologia liberada "nos próximos dias". Segundo o governo, o app já tem cerca de 10 milhões e possui uma técnica de rastreamento de casos positivos da Covid-19 "será um fator essencial da transição da população para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, auxilia a gerenciar o risco de novos surtos".

O governo informou que o aplicativo faz uma varredura em todos os demais smartphones que estiveram a um raio de 1,5 a 2 metros e pelo período de 5 minutos. O Sistema de Notificações de Exposição não guarda nomes ou números de telefone. Ele atribui uma identificação aleatória para os aparelhos. Quando um usuário testa positivo, o sistema emite um alerta para todos os demais smartphones. O ministério disponibilizou às empresas registros integrados da plataforma de vigilância (e-SUS Notifica) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambas reúnem informações dos pacientes com covid-19 no Brasil.

O sistema não revelará nenhum tipo de dado pessoal e de localização, servindo apenas como uma medida de prevenção para que os usuários reforcem os cuidados com a higiene.

Com informações do G1

Tags

Relacionadas