Notícias

Inovação

FIFA 22 terá melhorias de performance em consoles da nova geração com o HyperMotion

A EA Sports quer criar uma experiência de jogo mais realista, ágil e com uma animação mais fluida

Thuany Maciel

21/07/2021 17h30


(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)
(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)

Ao longo dos anos, o público gamer e os amantes do futebol ficaram cada vez mais próximos da realidade, não só visual, mas também na jogabilidade em campo e de cada jogador. O poder de processamento adicional abre oportunidades para os desenvolvedores melhorarem drasticamente a experiência no jogo.

Em uma conferência da EA Play, onde os desenvolvedores apresentam suas novidades e atualizações em jogos, o produtor líder do FIFA 22, Sam Rivera exibiu a nova tecnologia HyperMotion, que pretende tornar a versão digital do futebol mais realista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A tecnologia é baseada em dois pontos principais. A primeira é a captura de movimento, que, em vez de ter um número reduzido de jogadores em um estudo, a pesquisa foi para o campo em jogos reais 11v11 com 22 dos melhores jogadores de futebol do mundo, como Kylian Mbappé, Trent Alexander-Arnold e Eden Hazard. Os testes realizados iram usar esses dados para codificar as animações e movimentos das imagens virtuais no FIFA 22.

Nos anos anteriores, a captura do desenvolvedor era limitada a jogadores individuais e suas ações. Além disso, os movimentos foram realizados em estúdio e sob instrução. Isso baixou o nível de realidade, porque durante um jogo de futebol real em condições competitivas, os atores se comportam de forma diferente e com mais naturalidade.

(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)
(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)

O segundo ponto principal é ainda mais recente usando a inteligência artificial, o que resulta em uma caminhada e mudanças de direções mais inteligentes, especialmente na defensiva, fazendo com que as linhas de defesa pareçam como uma formação mais fechada e que também possam fechar as os espaços dos jogadores mais rapidamente.

No trailer, é possível notar que há um novo modo Criar um Clube no jogo. Isso permitirá aos jogadores assumirem o comando de um clube como seu dirigente e levá-lo a outro nível. O novo modo deve ser diferente do Modo Carreira normal, onde os players controlam apenas um jogador de cada vez.

A diferença de jogabilidade com o HyperMotion pode ser vista no sistema sprint das corridas e em carrinhos, pois os jogadores em FIFA 22 adaptam sua frequência de passos e alinhamento corporal à velocidade e posição da bola e dos adversários. Assim como nos ataques de bola na aérea, cobranças, defesas, ultrapassando o adversário, cabeceando e chutando a bola.

Um novo sistema de pitch com as novas animações também será adicionado, fazendo com que os jogadores que disputam no salto, se enfrentando como se fosse uma partida de verdade. Um jogador vai poder se apoiar no outro para ganhar mais impulso, ou eles reagirão à situação. Anteriormente, a luta pela posse de bola entre vários jogadores de futebol não era levada em consideração. E finalmente o goleiro ganhou seu destaque, defendendo mais bolas.

(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)
(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)

Na nova edição da FIFA 22, os atacantes movidos a IA terão até seis vezes mais decisões por segundo do que nas edições anteriores. Portanto, eles nem sempre se comportarão da mesma maneira.

O HyperMotion também afetará a forma como os jogadores de futebol virtuais se comportam em campo sem a bola em jogo. No novo FIFA, os jogadores discutem, conversam entre si, apontam para a bola, enxugam o suor, assoam o nariz ou pularão de maneiras diferentes para evitar comportamento semelhante entre vários deles. Além dos gestos, as expressões faciais dos atores também foram renovadas. Com isso, o desenvolvedor quer cumprir a tarefa de tornar o FIFA ainda mais realista, demorando uma fração de segundo para reagir, como na vida real, embora também dependa das estatísticas de ritmo de cada jogador.

"Quando você vir o jogo, tudo deve parecer mais futebol - mais humano”, disse Sam Rivera, produtor líder do FIFA 22.

(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)
(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)

A bola passou ainda por uma avançada captura de movimentos, o que permitiu mostrar no jogo tudo o que corresponde ao seu percurso dentro do campo de jogo. O atrito com a grama e com o próprio vento foi levado em consideração.

Cada partida exibirá um grande resumo de números, como da posse de bola, dos remates, dos passes, das defesas, das defesas dos goleiros, chutes a gol, porcentagem de acertos, bolas perdidas, bolas ganhas, distância percorrida, dribles, porcentagem de passes, disputas aéreas ganhas, enfim, todos os detalhes que pertencem a um jogo de futebol de verdade.

(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)
(FIFA 22/ Divulgação: EA SPORTS)

O resultado da tecnologia HyperMotion pode ser expresso em números, sendo a maior atualização de animação que já teve no FIFA, com mais de 4.000 novas animações adicionadas.

FIFA 22 será lançado em 1º de outubro de 2021. A tecnologia HyperMotion estará disponível apenas nas versões PlayStation 5, Xbox Series X | S e Stadia do jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE