Notícias

Pandemia

EUA, China e Reino Unido avançam no desenvolvimento da vacina contra a covid-19

A ONU informou que 164 pesquisas contra o novo coronavírus estão em desenvolvimento no mundo

Pâmela Lima

2020-07-29 09:25:25


O Brasil entrou para o grupo de países com voluntários para a realização da fase 3 (Freepik)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relatou que as vacinas o coronavírus Sars-Cov-2 produzidas nos Estados Unidos, na China e no Reino Unido estão na fase 3, que prevê testes em humanos, e são as mais promissoras dos 164 imunizantes em desenvolvimento no mundo.

A terceira etapa é a última fase do estudo antes do licenciamento e liberação para venda. Nesta fase, estão a Sinovac (China), Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China), Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm (China), Oxford/AstraZeneca (Reino Unido) e Moderna/NIAID (EUA).

Segundo a OMS, vários países, como Índia, Rússia, Japão e Alemanha, também obtiveram êxito nos estudos de imunizantes contra o novo coronavírus, mas eles estão nas fases iniciais de pesquisa.  

O Brasil entrou para o grupo de países com voluntários para a realização da fase 3. As vacinas mais bem-sucedidas até o momento, a de Oxford e a Sinovac, estão sendo aplicadas em brasileiros que se inscreveram para participar do ensaio. A primeira é produzida a partir de uma versão enfraquecida de um adenovírus (que causa resfriado em chimpanzés). A chinesa utiliza o vírus Sars-Cov-2 inativado, o que induz a produção de anticorpos. As duas vacinas são consideradas seguras e produzem reações comuns em aplicações de antivirais, como inchaço ao redor da injeção, febre e dores musculares.

Com informações do G1

Tags

Relacionadas