Economia

Copom aumenta taxa básica de juros em 0,5%

Selic passou de 13,25% para 13,75% ao ano

Pâmela Lima

Há 13 dias


(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Economia - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) confirmou a previsão do mercado e anunciou nesta quarta-feira (3) um aumento de 0,5% na taxa básica de juros, a Selic. Com isso, o percentual aumentou de 13,25% para 13,75% ao ano. 

O Copom sinalizou uma nova alta para setembro. “O Comitê avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião. O Copom enfatiza que seguirá vigilante e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde março de 2021, o BC iniciou um ciclo de elevação de juros para conter a inflação que, na previsão mais recente do Boletim Focus, deve encerrar 2022 em  7,15%. A Selic é um instrumento usado para definir as taxas de juros aplicadas em empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

O país sofre os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que encarece alimentos e combustível, e do aumento dos juros promovido pelo Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) e pelo Banco Central Europeu.  A crise econômica nos Estados Unidos, por sua vez, se reflete na volatilidade do dólar e piora ainda mais o cenário. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE