Saúde

Confira os sintomas da esclerose múltipla, doença que afeta a atriz Guta Stresser

A atriz de 49 anos deu vida à personagem Bebel no seriado 'A Grande Família', da TV Globo

Pâmela Lima

Há 6 dias


A atriz Gua Stresser (Foto: Reprodução/TV Globo)
A atriz Gua Stresser (Foto: Reprodução/TV Globo)

Saúde - A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune que afeta geralmente pessoas entre 20 e 40 anos. Ela ocorre quando as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e na medula. A doença não tem cura e o tratamento consiste em atenuar os sintomas e desacelerar sua progressão.

Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são fadiga, dormências ou formigamentos, dor ou queimação na face, visão borrada, perda da força muscular, falta de coordenação dos movimentos ou para andar, tonturas e desequilíbrios, dificuldade de controle da bexiga ou intestino e problemas de memória e de atenção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tratamento envolve uso de medicamentos para reduzir a atividade inflamatória e os surtos, imunossupressores e pulsoterapia com corticoides sintéticos e interferons. "Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória”, disse a atriz em entrevista para a revista Veja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE