Mundo

Cinco mísseis chineses atingem mar do Japão

Lançamento faz parte dos exercícios militares realizados perto de Taiwan como resposta à visita de Nancy Pelosi

Pâmela Lima

Há 12 dias


China lança mísseis no estreito de Taiwan (Foto: Reprodução)
China lança mísseis no estreito de Taiwan (Foto: Reprodução)

Tensão - Cinco dos 11 mísseis balísticos lançados pela China em um exercício militar perto de Taiwan atingiram o mar do Japão nesta quinta-feira (4). Segundo a agência de notícias Kyodo, os mísseis atingiram a zona econômica exclusiva do Japão, que fica a uma distância de 370 quilômetros da costa.

O ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi. Kishi, afirmou que é a primeira vez que mísseis da China atingem o mar do Japão e afirmou que o governo japonês encaminhou um protesto formal à China. O gigante asiático não comentou o episódio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que “condena veementemente” Pequim por “seguir o exemplo da Coreia do Norte ao testar propositalmente mísseis em águas próximas a outros países”.

A operação chinesa é uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à Taiwan nesta semana. O governo classificou a presença da líder democrata na ilha autogovernada como uma afronta, já que considera Taiwan como parte de seu território. 

O governo de Taiwan confirmou que dez navios da marinha chinesa e aeronaves militares cruzaram o Estreito de Taiwan, que separa os territórios da China e de Taiwan. “Eles entraram furtivamente e foram expulsos por nós”, disseram autoridades taiwanesas.

Pequim alega que as manobras militares e as sanções aplicadas a setores da economia taiwanesa são "justas e necessárias" e provocadas pela intromissão dos Estados Unidos em uma questão interna da China.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE