Notícias

Hipersônica

China realiza testes com aeronave capaz de viajar a qualquer lugar do mundo em uma hora

Além de transporte, a aeronave poderá ser usada para atacar satélites, estações espaciais, alvos terrestres e interceptar mísseis

Pâmela Lima

21/07/2021 22h15


O projeto da aeronave (Foto: Beijing Institute of Technology)
O projeto da aeronave (Foto: Beijing Institute of Technology)

A China informou nesta semana que promoveu testes bem-sucedidos de uma aeronave hipersônica capaz de viajar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora. O modelo recebeu o nome de Starry Sky-2 e pode atingir quase seis vezes a velocidade do som. O avião, conhecido como Starry Sky-2, completou seu primeiro voo na última sexta-feira (16).

Segundo a Academia Chinesa de Aerodinâmica Aeroespacial, a aeronave possui 45 metros e dois motores inclusos na parte superior de fuselagem. A previsão é que os testes sejam concluídos até 2025 e a aeronave esteja disponível para operação em 2035. Cada unidade poderá transportar até 10 pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com a academia chinesa, a cápsula se desprendeu do foguete, viajou e pousou em uma base a 3,2 quilômetros do local de lançamento com o peso amortecido por três paraquedas. Durante os testes, foram detectados pontos que precisarão de proteção extra por causa da chance de picos repentinos de calor e pressão.

Oesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, incluindo cientistas que atuaram nas missões espaciais em Marte e na Lua, estão encarregados do projeto. Além de transporte, a aeronave poderá ser usada para atacar satélites, estações espaciais, alvos terrestres e interceptar mísseis.

Com informações de o Globo

 

PUBLICIDADE
Curtir
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE