Notícias

Pandemia

Capes suspende bolsas internacionais para 2020

O órgão alegou que tomou a decisão com base nas variações cambiais e nas incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus

Pâmela Lima

2020-07-19 17:35:30


No ano passado, a Capes investiu cerca de R$ 2,1 bilhões em concessão de bolsas para estudantes, pesquisadores e professores (Pixabay)

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), anunciou a suspensão de todas as bolsas internacionais previstas para este ano. O órgão alegou por meio de nota que tomou a decisão com base nas variações cambiais e nas incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

“O fato de universidades brasileiras e estrangeiras encontrarem-se fechadas, com as suas atividades suspensas ou canceladas, a variação cambial do dólar americano estimada para o cálculo da disponibilidade orçamentária e o câmbio recente, muito elevado, que impactaram diretamente as ações da Capes, levando ao redimensionamento do quantitativo de bolsas possíveis de implementação e o fechamento das fronteiras internacionais”, explicou a Capes.

A entidade condicionou a retomada das bolsas internacionais ao retorno à normalidade das atividades das universidades. “A medida não significa cancelamento de qualquer iniciativa, mas apenas o seu adiamento ou a readequação dos programas, em conformidade com a nova realidade mundial, incluindo questões de ordem orçamentária”, informou a Capes.

No ano passado, a Capes investiu cerca de R$ 2,1 bilhões em concessão de bolsas para estudantes, pesquisadores e professores.

Com informações do UOL

Tags

Relacionadas