Notícias

Calendário

Calendário de vacinação contra aftosa está mantido

Na maior parte dos estados, a campanha ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio

Pâmela Lima

2020-04-08 20:33:43


A campanha de vacinação contra aftosa começa em maio (Freepik)

O calendário de imunização contra a febre aftosa continuará conforme o previsto. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou que a campanha de vacinação de bovinos e bubalinos ocorrerá entre os dias 1º e 31 de maio deste ano.

Somente os produtores de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe poderão vacinar os animais a partir do dia 1º de junho. Os produtores de Goiás pediram e foram autorizados a vacinar o rebanho mais cedo, no dia 20 de abril.

Em atendimento às orientação de distanciamento social do Ministério da Saúde, o Mapa dispensou a apresentação presencial de declarações de comprovação da vacinação. O procedimento poderá ser realizado por meio dos sistemas informatizados, correio eletrônico ou outras soluções à distância. "Quando não houver alternativa ao alcance, a comunicação presencial poderá ser postergada para um prazo a ser pactuado entre todas as partes envolvidas com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no estado ou no Distrito Federal", assinala o comunicado do ministério.

O Mapa orientou que "as entidades de produtores e das revendedoras de vacina contra a febre aftosa deverão se organizar para que a vacina seja, preferencialmente, adquirida junto às revendas agropecuárias por telefone ou outro meio de comunicação à distância disponível". Além disso, a pasta sugere que "a entrega pela revenda, pelo sindicato rural ou outra forma de entrega deverá ser feita diretamente na propriedade rural que a comprou."

Com informações da Agência

Tags

Relacionadas