PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias

Política

Câmara dos Estados Unidos aprova impeachment de Donald Trump

O processo segue para análise do Senado

Pâmela Lima

13/01/2021 20h00


Faltando uma semana para a mudança de gestão, a Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13), por 232 votos a 197, o impeachment do presidente Donald Trump. É a segunda vez que a iniciativa prospera contra o republicano na Casa. O processo segue para análise do Senado.

Desta vez, dez membros do Partido Republicano votaram a favor do afastamento do presidente. Em 2020, ele foi acusado de obstrução e abuso de poder, mas o processo não teve o aval dos senadores. Um presidente americano só pode ser afastado do cargo após o Senado analisar e aprovar o impeachment. No Brasil, somente a abertura do processo de impedimento já é suficiente para afastar o chefe do Executivo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O presidente eleito, Joe Biden, tomará posse no dia 20 de janeiro. Caso o impeachment receba o aval dos Senadores, Trump será o primeiro presidente impichado da história americana. Em conversa com jornalistas na terça-feira (12), ele afirmou que é alvo da “maior caça às bruxas da história da política”. No entanto, como o mandato dele está prestes a acabar, não se sabe se terá continuidade após Biden assumir o cargo.

Biden, inclusive, não apoiou o processo de impeachment. Ele quer evitar mais desgastes políticos com apoiadores do republicano. O democrata possui problemas maiores, como encontrar uma saída para a economia fragilizada e acabar com a pandemia do novo coronavírus.

Com informações do G1

Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

Relacionadas


PUBLICIDADE