PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias

Obras

Bolsonaro prestigia inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul em Goiás

O trecho entrou em fase de testes em fevereiro

Pâmela Lima

04/03/2021 19h00


O presidente Jair Bolsonaro esteve na inauguração (Foto: Alan Santos/PR)
O presidente Jair Bolsonaro esteve na inauguração (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (4) da cerimônia de inauguração de um trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul que conecta São Simão (GO) a Estrela D’Oeste (SP). A concessionária Rumo é a responsável pelo empreendimento e terá conexões nos seis principais estados produtores do Brasil quando a linha for concluída.

A previsão é, no corrente ano ainda, a Rumo concluir essa obra que vai ligar o Maranhão, Tocantins, nosso Goiás, e vai lá até o Porto de Santos. Uma coisa fantástica. Esse modal rodoviário foi esquecido por décadas e nós sofremos muito com isso. Outras realizações virão com a Rumo e outras empresas. O trabalho que nosso governo faz, em especial via Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura] e outros órgãos, é buscar destravar os processos”, disse Bolsonaro. “Nós trabalhamos para ajudar a iniciativa privada”, acrescentou o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O trecho inaugurado nesta quinta-feira (4) entrou em fase de testes em fevereiro. A rota que liga as duas cidades contará com trens de 120 vagões. Atualmente, o modal ferroviário é responsável por transportar 15% das cargas no Brasil. Nos Estados Unidos, o percentual chega a 43% e na Rússia, 81%.

Qualquer grande nação, China, EUA, Austrália, opera com 40% no modal ferroviário. É a oportunidade de começar a reverter essa situação num país continental, que tem produção distante dos seus portos de escoamento, precisando de logística eficiente para colocar seus produtos no destino com velocidade, eficiência e custo baixo. O Brasil está numa posição bastante robusta no agronegócio e o desafio agora é tirar mais de 50 anos de atraso na infraestrutura e o sistema ferroviário é um deles”, destacou o presidente da Rumo, João Alberto Abreu.

A empresa deve inaugurar outros dois trechos, em Rio Verde (GO) e Iturama (MG), até junho deste ano.

Com informações da Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curtir
Tags

Relacionadas


PUBLICIDADE