Ampliação
Banco Central libera transferência financeira via WhatsApp
O WhatsApp anunciou a funcionalidade em junho do ano passado e informou que será cobrada uma taxa de 3,99% por transação, mas apenas de empresas
Pâmela Lima
31/03/2021 10h30

Após 10 meses de estudo, o Banco Central (BC) autorizou nesta semana a realização de transferências entre usuários do WhatsApp. O aplicativo firmou uma parceria com a Visa e a Mastecard e deve disponibilizar a função "em breve". A possibilidade de compra pelo app ainda está em análise pela autoridade monetária.
“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, informou o BC. O WhatsApp comemorou a decisão da autoridade monetária. “Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp”, explicou a empresa de mensagens.
O WhatsApp anunciou a funcionalidade em junho do ano passado e adiantou na época que será cobrada uma taxa de 3,99% por transação, mas apenas de empresas. Os usuários poderão usar cartões de débito da Visa e da Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil em uma transferência intermediada pela Cielo. Outras empresas do ramo devem aderir ao projeto.
Com informações de O Globo