Tecnologia

Aplicativos são suspeitos de vazar dados de usuários de Android

Os softwares vulneráveis são de diferentes categorias

Marcos Rodrigues

Há 17 dias


Segurança - De acordo com uma pesquisa da empresa de segurança cibernética CloudSEK, compartilhada com o site BleepingComputer, 1.550 aplicativos para o sistema operacional Android estão expondo chaves de API que podem levar à exposição de dados dos usuários. Os softwares vulneráveis são de diferentes categorias.

Desses aplicativos, 32 estão expondo chaves de administração em meio à sua programação, com direito a 57 credenciais únicas dos responsáveis pelos softwares. A lista de aplicativos cujas brechas foram identificadas pelos especialistas não foi divulgada, como forma de evitar golpes direcionados e chamar a atenção dos bandidos para o problema. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a CloudSEK, todos os desenvolvedores foram notificados sobre a questão durante a composição do relatório, mas nenhum deu retorno sobre possíveis correções ou o desenvolvimento de atualizações.

A falha de segurança está relacionada a chaves de API de uma plataforma chamada Algolia, que unifica serviços de recomendação e descoberta de conteúdo em diferentes mecanismos de busca e serviços online. A tecnologia é utilizada por mais de 11 mil empresas de todo o mundo, enquanto a lista específica de aplicações não foi revelada de forma a evitar ataques direcionados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE