Notícias

Perda

Aos 57 anos, Dom Henrique Soares morre vítima da covid-19

O bispo de Palmares estava internado há duas semanas no Hospital Memorial São José, em Recife (PE)

Pâmela Lima

2020-07-18 23:04:30


O prefeito de Palmares, Altair Junior, decretou luto oficial de três dias na cidade em homenagem ao bispo (Reprodução)

Faleceu na noite deste sábado (18) o bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa. O sacerdote de 57 anos foi diagnosticado com covid-19 e estava internado desde o dia 4 de julho no Hospital Memorial São José, em Recife. O prefeito de Palmares, Altair Junior, decretou luto oficial de três dias na cidade.

Nascido em 11 de abril de 1963, Dom Henrique era filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Ele ingressou no Seminário de Maceió em 1981 e foi ordenado sacerdote em 1992. No dia 1º de abril de 2009, o papa Bento XVI concedeu a ele o título de bispo auxiliar de Aracaju (SE). Cinco anos depois, o papa Francisco nomeou o religioso bispo diocesano de Palmares.

Dom Henrique cursou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e fez mestrado em teologia dogmática. Atuou como professor no Seminário Provincial e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores, em Maceió; no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife.

O bispo ocupou ainda os conselhos Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores, além de ter sido vigário episcopal para os leigos, coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

 

Tags

Relacionadas