Notícias

Alternativa

Anvisa autoriza teste de vacina contra coronavírus em brasileiros

A Universidade de Oxford vai fornecer doses experimentais da vacina para 2 mil brasileiros

Pâmela Lima

2020-06-05 10:54:30


O imunizante é considerado um dos mais promissores contra a covid-19 (Divulgação/Javier Zayas Photography/Getty Images)

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização do teste clínico da vacina experimental contra o novo coronavírus em dois mil voluntários brasileiros. As doses foram desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a gigante farmacêutica AstraZeneca. O imunizante é considerado um dos mais promissores contra a covid-19.

A imunização será realizada em junho sob a coordenação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no estado paulista. A instituição que irá orientar o teste no Rio de Janeiro ainda não foi definida. A proposta é que metade das doses seja destinada a voluntários de São Paulo e o restante, para o Rio de Janeiro.

A Unifesp anunciou que deve iniciar a seleção de voluntários nos próximos dias. A preferência é por profissionais de saúde ou trabalhadores com alto risco de contágio, como motoristas de ambulância. A vacina batizada de ChAdOx1 foi testada em macacos resos e se mostrou eficaz contra pneumonia viral, apesar de não ter impedido  a infecção em si.

"Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o seu perfil de segurança foi aceitável", informou a agência em nota oficial. A vacina está na terceira fase de testes e será aplicada em pelo menos 10 mil pessoas em todo o mundo.

Com informações do Extra e do R7

Tags

Relacionadas