Mundo

Alemanha anuncia estatização da maior importadora de gás do país

Governo alemão ficará com 99% da Uniper e 8% de sua controladora finlandesa Fortum (FOJCF)

Pâmela Lima

Há 4 dias


(Foto: Reprodução/ Bloomberg)
(Foto: Reprodução/ Bloomberg)

Alternativa - Diante da maior crise energética do país, a Alemanha anunciou a estatização da importadora de gás natural Uniper. O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, informou que o governo ficará com cerca de 99% da Uniper e 8% de sua controladora finlandesa Fortum (FOJCF).

A Uniper responde por 40% do abastecimento de gás do país. O governo pretende destinar  8 bilhões de euros para evitar o desabastecimento de energia no inverno. A medida foi necessária após a Rússia usar o fornecimento de gás como retaliação contra as sanções sofridas pelo país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A empresa enfrentou uma grave crise e o governo foi obrigado a aplicar 15 bilhões de euros para salvá-la. O acordo previa ainda o aporte de 7,7 bilhões de euros para cobrir eventuais perdas futuras. Já o banco estatal KfW emprestou 7 bilhões de euros para a empresa.

Apesar do corte de gás russo, a Alemanha possui uma reserva de 90% de gás, o que deve ser suficiente para garantir energia até o fim do inverno. A mesma dificuldade é enfrentada pelo Reino Unido e pela União Europeia, que destinaram mais de US$ 500 bilhões em assistência a famílias e empresas para ajudá-los a lidar com o custo crescente da energia.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

PUBLICIDADE